1/16

  

A Casa AC, projetada para um jovem casal, localiza-se em um condomínio fechado em Curitiba. Inserida em um lote de 650,00m², com aclive de 4m no sentido norte-sul.

 

Para o desenvolvimento do projeto de arquitetura, foram considerados inicialmente três pontos: térreo livre, a insolação adequada e o aproveitamento do desnível natural do terreno, direcionando setores em função do uso e privacidade. Partindo dessas premissas, a casa se distribui em três blocos, divididos em pavimentos.

 

O primeiro bloco, parcialmente em subsolo, abriga a garagem para três veículos, a área de serviço e um quaradouro ensolarado.

 

No platô do térreo, encontra-se a área social, voltada para o interior do lote e para a visual do bosque vizinho. O volume deste pavimento se expõe ao sol da manhã através do grande rasgo de abertura, permitindo a insolação de toda a área social. Pela tarde, este volume é protegido do calor intenso pelo brise-soleil fixo de madeira, que sombreia a alvenaria, e pelo piso elevado da cobertura. O acesso principal da casa é marcado pelo deslocamento do elemento de madeira. No hall de entrada está o lavabo e a escada interna que leva ao segundo andar.

 

No pavimento íntimo da casa encontram-se 3 suítes, uma sala e uma pequena copa. Este volume superior foi direcionado e elevado de maneira a liberar a vista do horizonte por sobre a casa vizinha. O forro inclinado direciona a abertura do visual a norte e segue até o fim do generoso beiral, que protege do calor do verão e permite a entrada do sol no inverno. Além disso, venezianas móveis de madeira foram dispostas na fachada, garantindo proteção visual da área íntima e controle de insolação.

 

O espaço externo de lazer, integrado ao volume social, é dividido em 5 principais momentos: pomar, terraço coberto, jardim central, piscina, e jardim elevado. A partir do pomar, situado ao lado do terraço coberto, inicia-se um percurso de passeio e contemplação do lote. Do terraço multiuso, embaixo do volume do pavimento íntimo, chega-se ao jardim da piscina. Logo à frente está a escadaria, ora arquibancada, que leva ao segundo jardim. Na busca pela qualificação do uso do lote, optou-se por ocupar a cobertura da garagem com um terraço jardim que maximiza a sensação de área livre do terreno. Uma segunda escada externa continua o percurso, ligando o jardim sobre a garagem ao terraço descoberto do pavimento superior. 

Casa AC

Curitiba | PR

Área construída: 402,87m ²

Obra concluída - 2019

Fotografia: Eduardo Macarios