1/16

No Boqueirão, bairro à sudoeste de Curitiba com uma malha predominantemente residencial, encontra-se um condomínio composto por 14 casas, sendo 4 voltadas para a rua, com acesso direto, e as demais distribuídas ao longo de um boulevard central.

 

O afastamento central, entre as duas linhas de casas, foi determinante para a qualificação da insolação, privacidade, iluminação e ventilação natural das habitações. Partindo dessa premissa, os volumes das casas foram implantados de forma contínua, sem afastamento lateral no sublote.

 

As plantas têm tamanhos entre 111 e 115 m2. Voltados para a circulação do conjunto, temos as garagens, pátios e áreas de serviço. Para dentro do sublote, as áreas sociais – estar, jantar e cozinha - integram-se aos quintais através de grandes aberturas e dão um caráter introspectivo às casas. No segundo pavimento estão localizados os dois quartos e a suíte, programa comum a todas as unidades. Na área íntima, a ventilação e luminosidade também são asseguradas através de grandes esquadrias.

 

Nos fundos do condomínio está a área comum, ocupada por duas araucárias e uma horta comunitária.

 

O tijolo, fornecido por uma olaria local, aplicado na base do conjunto, enfatiza a cor da terra da região, presente também nas telhas da vizinhança, e dá o suporte para os volumes brancos, que difundem a luz pelo condomínio.

Casas Maranello

Curitiba | PR

Área construída: 1.577,00m ²

Obra concluída - 2020

Fotografia: Eduardo Macarios