O apartamento de 130m², localizado em um prédio construído nos anos 70 em Curitiba, encontrava-se em seu estado original quando os clientes – um casal com duas filhas adolescentes – procuram o escritório para fazer uma reforma.
O projeto propôs alterações significativas no estado original do imóvel, buscando trazer maior integração dos espaços e atualizar os usos de ambientes como o banheiro e quarto de serviço, que se encontravam subutilizados e sem iluminação e ventilação natural. Além disso, as instalações elétricas e hidráulicas e esquadrias foram completamente renovadas.
Com a remoção do banheiro que se encontrava ao centro da planta, foi possível ampliar a cozinha e criar uma ilha com três metros e sessenta de comprimento, onde os moradores podem cozinhar e receber amigos.
Criou-se um elemento único e multifuncional que reforça a integração entre sala e cozinha ao mesmo tempo em que organiza os usos de cada espaço. A estante em marcenaria na cor vinho recebe os eletrodomésticos da cozinha, serve como aparador e buffet na sala de jantar e estante na sala de tv.
A principal demanda dos clientes era a facilidade na limpeza e manutenção do espaço, por isso optou-se por um piso cerâmico na área social. Em contraponto à cor da estante, os demais elementos têm materialidade neutra, refletindo a grande incidência de iluminação natural do apartamento.
Nos quartos, o piso de taco original foi restaurado e novos espaços de armazenamento foram criados. As duas filhas ganharam amplas bancadas de estudo nos quartos e o quarto do casal foi ampliado para receber mais armários embutidos.
Apartamento Brigadeiro
Curitiba | PR
Área construída: 130,00m ²
Obra concluída - 2020
Fotografia: Brenda Pontes